top of page

Linfomas, erenices e peleias.

  • Foto do escritor: Carlos Reis
    Carlos Reis
  • 17 de set. de 2010
  • 3 min de leitura

Cansei de falar nas erenices. Uma delas vai ser presidente com o voto da maioria dos eleitores do GALOPE, do MATAFOLHA, do INCENSUS, e de outros institutos de pesquisa do Partido dos Tentáculos. Agora que todo o mundo sabe, menos, repito, os eleitores consultados pelos institutos, que a erenice-chefe continua tão envolvida em, como é que ela disse mesmo – factóides ? – eu decidi falar de outra coisa só para me vingar: tumores linfáticos.

Andei pesquisando sobre a malignidade dessas peças de horror. Percebi que nem sempre o tumor é tão perigoso quanto o seu portador, isto é, seu poder de destruição é localizado – ele não produz metástases sociais. Isso será verdade salvo se eu não tiver consultado sem saber os médicos desses institutos de pesquisa. Nos diagnósticos estatísticos com margem de erro de um mandato para mais ou um mandato para menos, os linfomas até que estão se saindo muito bem. Se eu tivesse que apostar em um prognóstico, pessimista como eu sou, os institutos de pesquisa médicos dariam dois mandatos de luz para o tumor – para nós, de trevas. E não é isso que eles estão apontando? Nem precisava. Foi só por garantia que os diagnósticos políticos entraram em campo. Que diferença do José Alencar!


Mas qual é a natureza verdadeira dos linfomas não-Hodgkin? Se sabe pouco sobre isso, e muito mais se esconde. O que não é novidade nenhuma. Posso fazer uma pesquisa agora aqui entre os amigos: alguém aí perdeu algum conhecido, amigo ou parente com um linfoma não-hodgkin candidato a mais de dois mandatos consecutivos? Alguém aí com um linfoma não-hodgkiano disputou um pleito na companhia do Collor? Não. Eu sabia; é tudo propaganda. É propaganda química e física – cobaltopropaganda no último caso. Como todos sabem, essas terapêuticas milagrosas tem salvado milhões de pessoas há décadas. Os oito milhões de óbitos anuais, contando todos os portadores de caranguejos da oposição, como se sabe, se suicidaram. Pois sim que o lobby da cobaltopropaganda e da quimiomídia iria perder essa aí no mercado! E ainda tem a maquiagem; a lona do circo, o pano rápido da teatrocracia. Na TV a imagem é tudo. Até a radiação e os linfomas ficam bonitinhos.


Além disso, existem as verbas públicas para essas instituições do otimismo-ufanismo-diversionismo tentacular. Chove dinheiro às pencas de erenices, filhos pródigos, traficantes de todos os tipos de influência com ejaculação econômico-financeira precoce, muito precoce, sobre essas verdadeiras fábricas de ilusões com dinheiro público. Então os dados médicos podem estar adulterados? Podem ter errado, como diz o polvo-chefe. Quem disse que não existem escolas de administração de muita saúde pública com dados errados?



Estou velho para deixar de acreditar nestas coisas. Nos meus tempos de faculdade eu via o mundo sob um prisma de sorte e chance. E eu notava que a sorte e a chance não iam para os bons. No caso dos linfomas, uma mão invisível que eu fingia não acreditar, olhava, escolhia e decidia. Alguém bom era escolhido para disputar com os linfomas uma corrida de cancha reta, como se diz por aqui nos pagos. E o bom vivente ou a boa prenda não chegavam ao fim. Hoje tudo mudou. Graças a deus eu não acredito mais em sorte e chance, mas em provação daqueles que ficam para assistir das arquibancadas da vida essa peleia. Mas que querem e merecem uma peleia justa, sem maracutaias, sem prognósticos ufanistas eleitoreiros e feitiçarias marqueteiras. E desses bons vinha o juízo correto: o Homem sabe o que está fazendo.


Então senta todo o mundo que o leão é manso. Aparentemente o que não prestava ganhava a corrida, mas só aparentemente.

Sem querer toquei em um ponto muito caro ao Partido dos Tentáculos: escolha ou direito. Eles lutam por isso com afinco: querem o aborto porque acham que o aborto, por exemplo, é uma escolha e um direito, desde que não seja a escolha do Homem Véio. Eles decidem, eles pesquisam, eles vencem – tem maioria – mas o mandato final não é deles. Lá de riba o Gaudério Divino escolhe.

Não percam as esperanças. O Dr. Charles London sabe o que diz sobre linfomas, erenices e peleias.


Carlos Reis,


20/09/2010 – dia da Revolução Farroupilha



 
 
 

Comments


POSTS RECENTES:
Siga Carlos Reis:
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
MEUS ARQUIVOS:

© 2015 por Carlos Reis. 

  • Facebook B&W
  • White YouTube Icon
bottom of page